-
Arquitetos: E+UV, Huayi Design
- Área: 11556 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Chao Zhang, Zhengyong Liu, Fu Li, Ye Fan
Memória Histórica
A Usina Nuclear de Daya Bay foi onde a geração de energia nuclear comercial em larga escala começou na China. Ao longo dos últimos quarenta anos, seis unidades de energia nuclear foram construídas, avançando da introdução dessa tecnologia para o desenvolvimento independente. Isso levou à criação de um marco significativo na energia nuclear doméstica. A Usina Nuclear de Daya Bay foi construída na década de 1980 sobre o leito geológico de granito em Ma Ling Kok. A construção envolveu cortar montanhas, implodir rochas e recuperar terras. O projeto está situado em uma das pedreiras deixadas pela extração. A paisagem montanhosa testemunha o desenvolvimento histórico da base de energia nuclear, que foi restaurada e remodelada para criar o Museu de Ciência e Tecnologia Nuclear de Daya Bay. A geografia serve como um lembrete das mudanças que ocorreram ao longo do tempo.
Remodelação de Montanhas
O Museu de Ciência e Tecnologia Nuclear de Daya Bay está situado em uma posição elevada no coração da usina nuclear. O volume está integrado à montanha, recuado como uma arquibancada de teatro, proporcionando uma vista panorâmica de todas as seis unidades da usina nuclear. A estrutura sólida e a geometria precisa enfatizam a importância da segurança nuclear e a resistência contra furacões. A fachada, feita de granito local em tons de cinza com um acabamento texturizado vertical, evoca a rocha exposta na pedreira próxima.
Uma Mistura Harmoniosa com a Natureza
A praça de entrada agora está aberta, trazendo a pedra natural escavada da construção como a paisagem principal. Uma grande árvore está localizada no centro da praça, comemorando 40 anos de história. O jardim na cobertura ostenta plantas silvestres nativas, simbolizando a tenacidade dos pioneiros enraizados na indústria de energia nuclear. A arquitetura, rotas de exposição internas e externas e a paisagem rochosa se integram perfeitamente como em uma caminhada pelos jardins chineses, criando uma mistura harmoniosa com a natureza.
Fortaleza Espiritual
A ilha nuclear é o componente central e mais proeminente de uma usina nuclear. Seu design cilíndrico simboliza o projeto e é destaque nas exposições.
Espaço de Exposição
O espaço de exposição é habilmente organizado de maneira linear e sinuosa, levando em consideração a topografia do local. Ele apresenta um pátio escavado, uma plataforma de visualização do mar, modelos do reator e turbina, a principal sala de exposições e uma sala de exposições científicas.
Caráter Industrial
A estrutura imita a forma de um dragão, criando uma experiência única e emocionante para os visitantes tanto dentro quanto fora do volume. O uso de vigas densas com nervuras permite um espaço de exposição de grande vão sem a necessidade de pilares, resultando em uma vista contínua e desobstruída. A moldura de concreto aparente superdimensionada da estrutura emana uma sensação de poder e indústria, tornando-se uma visão impressionante.
Abertura e Transparência
A China está focada em utilizar a energia nuclear para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. O Museu de Ciência e Tecnologia Nuclear de Daya Bay atuará como uma plataforma para auxiliar o público a compreender o progresso, conquistas e segurança da energia nuclear.